Campanha

11 Burros, 11 Destinos

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) lançou, no passado dia 8 de Abril, a renovada Campanha de Apadrinhamento do Burro de Miranda, “11 Burros, 11 Destinos”. Com esta Campanha, a organização não-governamental de ambiente (ONGA) alia a vontade de apadrinhar uma causa, à sede de explorar destinos que, apesar de estarem tão perto, permanecem ainda desconhecidos de muitos portugueses.

Desde a sua fundação, a AEPGA promove e defende o burro em estreita ligação à terra do seu solar – o Planalto Mirandês. O Burro de Miranda é um símbolo do Nordeste Transmontano, região eminentemente rural e detentora de um notável património histórico, ambiental e cultural.

Com a iniciativa “11 Burros, 11 Destinos”, a AEPGA pretende, para além da tradicional angariação de fundos que lhe permite assegurar a saúde e o bem-estar dos animais que estão ao seu cuidado, desafiar os padrinhos e madrinhas a visitarem o seu afilhado(a) no Centro de Valorização do Burro de Miranda, situado da aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, e, a partir dali, iniciarem uma viagem exploratória pelo Planalto Mirandês.
Na actual situação pandémica, o turismo foi imensamente afectado pela perda de receitas, consequência da falta de mobilidade das pessoas. Neste sentido, a AEPGA pretende ser um interveniente activo na retoma desta actividade, trabalhando para que seja feita de forma consciente e sustentável do ponto de vista ambiental.

Aos padrinhos e madrinhas que visitem a região, a AEPGA quer dar a conhecer os valores naturais e culturais do Planalto Mirandês, com o intuito de os sensibilizar para a necessidade e importância da preservação do território do interior do país. Por outro lado, esta iniciativa pretende aumentar a permanência dos turistas e visitantes na região, de forma a estimular um trabalho em rede, de interacção e cooperação com outros parceiros locais, como restaurantes, alojamentos locais, parques de actividades, programadores culturais, associações, entre outros.

Para Marco Sousa, da Turismo do Porto e Norte de Portugal, "este modelo de campanha turística tem inúmeras vantagens principalmente porque se direcciona para territórios de baixa densidade, onde ainda palpitam as experiências turísticas mais autênticas, mais diferenciadoras e genuínas, dando vida a pequenas comunidades aldeãs, mostrando assim ao turista que existe um largo âmbito onde ele pode intervir com a sua visita, o da sustentabilidade das regiões mais despovoadas do interior, ao mesmo tempo que são minimizados os riscos de contágios, atendendo à baixa intensidade dos fluxos e do povoamento”.

A Campanha contou com a colaboração do fotógrafo António Sá que, habilmente, fotografou cada um dos Burros da Campanha num local diferente, emblemático da região, bem como de veterinários e outros técnicos da associação que garantiram o bem-estar dos burros implicados no trabalho fotográfico.

"11 Burros, 11 Destinos”, surge em parceria com as Câmaras Municipais de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, a ONGA Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural e o Centro de Acolhimento do Burro (CAB). Para além do apoio das Juntas de Freguesia de Peredo de Bemposta, Miranda do Douro, Azinhoso, das Uniões de Freguesia de Vale de Frades e Avelanoso, de Algoso, Campo de Víboras e Uva, de Sendim e Atenor, de Caçarelhos e Angueira, conta com o apoio institucional da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direcção Regional de Cultura do Norte.

Objetivos

 Esta iniciativa visa os seguintes objectivos específicos:

- Promover o desenvolvimento integrado e sustentável do Planalto Mirandês, através de uma recuperação responsável do sector do turismo, pós crise COVID-19;

- Preservar, valorizar e promover os recursos naturais e culturais do Planalto Mirandês, reforçando o potencial atractivo deste património, da herança cultural e das tradições deste território, através do turismo de natureza, cultural e desportivo;

- Angariar um maior número de padrinhos e madrinhas do Burro de Miranda, de forma a obter fundos que permitam ajudar a missão da AEPGA de contribuir para o bem-estar de burros e pessoas;

- Conseguir que a utilização turística do património possa ser encarada como um dos motores de desenvolvimento local/regional, sendo que, nos contextos rurais, poderá proporcionar a reestruturação das economias tradicionais, influenciando, assim, a prosperidade da qualidade de vida das comunidades;

- Cativar um maior número de pessoas – locais e turistas - para a descoberta dos valores naturais, paisagísticos e culturais do Planalto Mirandês, dando-lhes a conhecer 11 destinos diferentes no território, com o intuito de os sensibilizar para a necessidade e importância da sua preservação, incutindo na comunidade e nas pessoas que visitam a região, atitudes positivas e mudança de comportamentos;

- Aliar a descoberta das belezas e singularidades rurais, o prazer de passear e descansar, ao acréscimo de conhecimento sobre a história, memórias e identidades do território;

- Aumentar a permanência dos turistas no território, de forma a estimular um trabalho em rede, de interacção e cooperação com outros parceiros locais, de alojamento e restauração, unidades de produção agrícola familiares, oficinas de artesanato, empresas e agentes de animação turística, dinamização de grupos e colectividades, produtos locais, entre outros;

- Entender e potenciar o Burro de Miranda como veículo para o conhecimento, conservação e valorização do património natural e cultural da região de que é originário (Planalto Mirandês);

- Entender e potenciar o Burro de Miranda como veículo para o conhecimento e dinamização da vida social, económica e cultural da região de que é originário (Planalto Mirandês);

- Contribuir para a prossecução das metas estabelecidas para Portugal da Estratégia Turismo 2027, em que o turismo é visto como um factor de coesão territorial e o interior como destino para desconcentrar a procura dos grandes “centros turísticos”.


Relembramos que durante a situação pandémica que atravessamos, tenha sempre em conta o cumprimento das regras de segurança e higiene preconizadas pela Direcção Geral de Saúde, de modo a mitigar a possibilidade de contágio e propagação da Covid-19. Só assim garantiremos a segurança de todos.

Making of

Ficha Técnica

Promotor: AEPGA
Coordenação: Cláudia Costa, Emanuel Catarino, Joana Braga, Miguel Nóvoa e Sara Pinto
Redacção: Ana Pedrosa, Joana Braga
Revisão: Filomena Moura
Design: MAAN design
Fotografia: António Sá
Produção fotográfica: Belén Leiva, Cláudia Costa, Emanuel Catarino, Zélia Cruz
Apoio técnico: Alessandra Ferrua, Damila Arruda, Emanuele Landi, Luca Compagnoni, Luís Machado, Mariateresa Fiore, Manuel Campião
Ilustração: Rui Ricardo